sábado, 7 de outubro de 2023

Somos Prisioneiros do Nosso Passado


Em nossa vida a certos esquemas de pensamento, certos sentimentos e, mais explicitamente, certas situações que se repetem vezes sem conta, dando um sentido de identidade à experiência que temos do nosso interior. 

Por trás dos padrões repetitivos encontram-se convicções acerca de quem nós somos e como é o mundo em que habitamos. Essas crenças formam-se no decorrer dos primeiros anos de vida, á medida que fomos nos definindo em relação ao ambiente e aos seres que nos rodeavam, determinadas em parte pela predisposição inata.

 Vieram por fim a moldar nossos esquemas de pensamento e reações emocionais, tornando sempre igual à sensação que temos de nós mesmos no interior. 

Portanto, o mundo interno/externo em que vive a maioria das pessoas é em grande parte medida de um produto do passado  por mais difícil que seja aceitar essa ideia.

Extraído do Livro A Dimensão Espiritual do Eneagrama - Sandra Maitri.


Se, com base no descrito acima, estivermos diante de uma realidade que nos controla...
O que poderemos fazer para que possamos tomar em nossas mãos as rédeas do nosso destino ao invés de apenas seguir conforme o vento do nosso passado sopra?

Será que é possível agora, no momento presente, ajustarmos as velas do nosso barco chamado destino para termos um futuro melhor e promissor?

Eu tenho a convicção de que sim, se fizermos uso dessa fantástica e prática metodologia chamada Terapia de Reprocessamento Generativo - TRG para acessar e reprocessar aqueles registros traumáticos do nosso passado, presentes em nosso Inconsciente. https://www.instagram.com/?hl=en

Nenhum comentário:

Postar um comentário